A Otoplastia é a cirurgia plástica para correção de deformidades na orelha causadas por anomalias do crescimento, trauma ou outras doenças.

otoplastia-editadoA Otoplastia é a cirurgia plástica para correção de deformidades na orelha causadas por anomalias do crescimento, trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a "orelha de abano" ou orelha proeminente. A cirurgia de orelha de abano tem como objetivo corrigir o afastamento das orelhas da cabeça, que apesar de não prejudicar a audição, normalmente causa incômodo e constrangimento.

A cirurgia, em geral, é realizada com anestesia local, com exceção de crianças que podem necessitar de anestesia geral.

A idade ideal para a correção em crianças é em torno dos 07 anos. Nesta idade a orelha já atingiu praticamente o tamanho adulto e a criança está no início do período escolar.

Realizada através de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo.

O cuidado pós-operatório mais exigido é o uso de faixas (bailarina ou tenista), a qual protege de traumas locais principalmente durante o sono e mantém a orelha em sua nova posição durante o período de cicatrização.

 Agende uma avaliação e venha conhecer a Clínica Renaissance.